Lassbio
PROGRAMA DE SEMINÁRIOS 2015

PROGRAMA DE SEMINÁRIOS DO LASSBio ABRE CÍRCULO ESPECIAL DE EGRESSOS
Mensalmente um palestrante será convidado para compartilhar sua experiência profissional com os alunos do laboratório

Por Camila Frutuoso
18/08/2015



O Programa de Seminários do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas recebeu nesta segunda-feira, 17, a Professora Nelilma C. Romeiro, no auditório da Farmacologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) – UFRJ, para dar início ao círculo especial de seminários de egressos do LASSBio.

Foto: Camila Frutuoso
LASSBio - ICB - UFRJ

PROFESSORES NELILMA ROMEIRO E ELIEZER BARREIRO

Sob o convite do Professor Eliezer J. Barreiro, a especialista discorreu sobre: “Estudos de Quimiogenômica na busca por novos ligantes de alvos de interesse terapêutico”, onde abordou a estratégia interdisciplinar que vem sendo utilizada como ferramenta importante no processo de planejamento e descoberta de novos fármacos.

A cientista trabalhou no LASSBio durante 2006 e 2008 e em 2014, realizou pós-doc no Center of Molecular Informatics da Universidade de Cambridge – UK. Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Social de Macaé (NUPEM) e também atua como Professora Adjunta III da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé.

Entrevista com a Professora Nelilma Correia Romeiro

  1. Qual a contribuição do LASSBio para sua formação acadêmica?
  2. O meu ingresso no LASSBio como aluna de iniciação científica em 1994 foi a pedra angular de toda a minha formação, ainda (e sempre) em renovação. No LASSBio, foram sedimentados e alinhados os conhecimentos básicos essenciais à minha formação acadêmica, através da participação em congressos científicos e, claro, frequentando os seminários semanais, sempre extremamente importantes para a discussão e reflexão acerca dos rumos da ciência praticada. Além disso, destaco o apoio científico do corpo docente do laboratório, tanto o permanente quanto os colaboradores, numa jornada de muito incentivo e novas descobertas, em projetos desbravadores e de suma importância para o avanço científico do país.

  3. Você passou três anos no laboratório da Fiocruz e, posteriormente, voltou ao LASSBio, qual foi a motivação para o retorno?
  4. A motivação para o retorno foi o meu grande desejo de voltar para a academia, seguido do convite muito gentil dos Professores Eliezer Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga, que veio de encontro a esse desejo, já acalentado há algum tempo, na época. Apesar de estar estabelecida na Fiocruz, sentia que a minha vida profissional não estava completa sem o ambiente universitário, com todas as suas peculiaridades e desafios únicos para professores e pesquisadores. O contato com os alunos é extremamente estimulante e creio que é a mola propulsora dos nossos projetos e sonhos, juntos.

  5. Como é poder compartilhar com os alunos de pós-graduação da UFRJ – mesma faculdade em que se formou, sua experiência profissional?
  6. É sensacional compartilhar a minha jornada com os alunos! Espero estar contribuindo para estimulá-los a vislumbrar sempre novos horizontes, sem receios e limitações. Uma coisa importante, que sempre repito quando a oportunidade se mostra, é que os nossos alunos estão tendo formação de ponta, compatível com outras universidades internacionais. Espero que eles se inspirem a adquirir novos conhecimentos, sempre, e também a partilhar os próprios com a comunidade científica nacional e internacional, seguindo os rumos globalizantes da ciência.

  7. Qual a sua avaliação sobre o impacto da participação de egressos do laboratório nessa proposta de seminários?
  8. Acho essa iniciativa muito interessante e importante para os alunos atuais, servindo principalmente como estímulo para que eles se dediquem à carreira acadêmica ainda com mais afinco e percebam que, sim, podem chegar lá! Nem sempre (quase nunca) foi fácil, é claro, mas temos histórias importantes e exemplos que são únicos para partilhar. Principalmente, os seminários deverão mostrar que a nossa formação nos levou a sermos profissionais estabelecidos em nossas áreas de atuação, o que tem sido conquistado através de um processo contínuo de muito trabalho e estudo. Cabe ressaltar que as bases da formação sólida que adquirimos no LASSBio tiveram um papel crucial nas nossas trajetórias e, além disso, a grande ousadia do nosso mestre Professor Eliezer Barreiro, foi uma semente plantada em cada um de nós que gerou bons frutos.

Últimas Notícias


LASSBio INCT-INOFAR Portal dos FármacosICB - UFRJ
Desenvolvido por: Cúpula Informática